Depois de serem conhecidos os resultados dos exames dos 6º e 9º anos, o ministro da Educação diz que é preciso ultrapassar «as dificuldades persistentes, num número muito elevado de alunos».
Corpo do artigo
Os dados divulgados pelo Ministério da Educação referem que as «classificações evidenciam uma descida, em comparação com os resultados do ano anterior, observando-se variações cuja amplitude se situa entre 5 e 10 pontos percentuais».
Em Matemática do 9.º ano, a descida foi de cinco pontos percentuais, «resultado igual ao observado em 2011, havendo uma descida de 5 pontos percentuais na classificação média da prova do 2.º ciclo (6.º ano)».
Em Português, as descidas «foram de sete pontos percentuais» no 6.º ano e «de seis», no 9.º ano.
Perante estes dados, o ministro da Educação assinalou a urgência de ultrapassar «as dificuldades persistentes em Português e Matemática, num número muito elevado de alunos».
«Não estamos satisfeitos com estes resultados. Eles mostram dificuldades persistentes em Português e Matemática, num número muito elevado de alunos. São dificuldades que é urgente ultrapassar, e todos nós - professores, escolas, pais e, obviamente, o Ministério - temos de nos empenhar em as ultrapassar», afirmou Nuno Crato à agência Lusa.