Os dados do primeiro relatório de 2013 do Sistema de Segurança Interna revela que a criminalidade desceu mais de 12%, mas o número de homicídios subiu 20% nos primeiros três meses do ano.
Corpo do artigo
O Sistema de Segurança Interna justifica o valor mais baixo da década com a detenção de vários suspeitos, menos carros a circular, menos incêndios florestais e um reforço do policiamento em Lisboa.
Os assaltos às ourivesarias, por 'carjacking' e nos transportes baixaram, mas o Diário de Notícias revela que as autoridades estão preocupadas com o número de homicídios.
Neste tipo de crime, acentuou-se a subida que já se tinha registado nos primeiros três meses de 2012. Agora, a subida é de 20%, com 36 mortes violentas até março.
Também a crescer, continuam os assaltos aos bancos, mas a maior subida regista-se nas estações de correios.
De janeiro a março, foram assaltadas 18 estações, o que representa um aumento de 50% em relação ao mesmo período do ano passado.
Os assaltos às farmácias também subiram 43%, enquanto nas estações de serviço houve um aumento ligeiro de 3%, com 76 postos de combustível alvo de crimes violentos.