De Genebra para Lisboa. Quem é Rita Sá Machado, a nova diretora-geral da Saúde?
Médica de 35 anos assume o cargo a partir de 1 de novembro e por cinco anos.
Corpo do artigo
A nova diretora-geral da Saúde, Rita Sá Machado, voa diretamente de Genebra para Lisboa para assumir o cargo. Deixa as funções de conselheira da Organização Mundial da Saúde na área de Saúde de Migrações e vem ocupar o lugar deixado vago por Graça Freitas no final de 2022.
É um regresso a uma casa que já conheceu durante a pandemia de Covid-19, momento em que ocupava a chefia da divisão de Epidemiologia e Estatística, uma das mais importantes para o acompanhamento e controlo da doença.
Deixou o cargo para ir integrar a equipa de missão permanente de Portugal junto dos Organismos e Organizações Internacionais das Nações Unidas, em Genebra, na Suíça.
Antes, já tinha sido conselheira de Migração e Assuntos Humanitários no Ministério dos Negócios Estrangeiros.
Formada em Medicina de Viagem e Populações Móveis pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, tem ainda mestrado integrado em Medicina pela Nova Medical School e é mestre em Saúde Pública pela London School of Hygiene and Tropical Medicine.
A médica de 35 anos fez ainda pós-graduação em Gestão na Saúde pela Católica do Porto e uma outra pós-graduação em Educação Médica pela Harvard Medical School.
Trabalhou como médica no Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, exerceu funções na área da Saúde Pública da Direção-Geral da Saúde e nas administrações regionais de Saúde do Norte e de Lisboa e Vale do Tejo.
Rita Sá Machado assume a liderança da DGS no dia 1 de novembro e fica no cargo por cinco anos. Em comunicado, o ministério da Saúde indicou também esta tarde que será aberto um novo concurso para o cargo de subdiretor-geral da Saúde, lugar que continuará a ser exercido, em regime de substituição, por André Peralta Santos", lê-se no comunicado.