O debate instrutório do processo em que um farmacêutico e uma técnica de farmácia são acusados da cegueira de seis pessoas no hospital de Santa Maria está marcado para 5 de Janeiro de 2011, disse à Lusa fonte judicial.
Corpo do artigo
O Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa tinha programado para 24 de Novembro a fase final da instrução, mas a ausência de funcionários judiciais devido à greve geral impossibilitou a sessão, na qual o juiz decide se os dois acusados pelo Ministério Público (MP) vão a julgamento ou se o processo é arquivado.
    
Este é o segundo adiamento do debate instrutório, depois de a 14 de Outubro a indisponibilidade do advogado da técnica de farmácia, por ter outra diligência marcada, ter obrigado ao agendamento de nova data para o debate instrutório do processo.
    
A acusação aos dois profissionais de saúde foi deduzida pelo MP em meados de Dezembro de 2009, seis meses depois do incidente que provocou a cegueira a seis doentes, que perderam a visão, após terem sido submetidos a uma operação no hospital de Santa Maria, em Lisboa.
    
Em causa esteve a troca do medicamento que lhes devia ter sido injectado - Avastin - por um outro produto.
    
O MP indiciou o farmacêutico e a técnica de farmácia e de diagnóstico da prática de seis crimes de ofensa à integridade física grave, na forma de dolo eventual.