"Deixem os jornalistas continuar a fazer a Visão." Crowdfunding para comprar a revista precisa de 200 mil euros

Arquivo
O lema da campanha é "não fechem os olhos" e os jornalistas da Visão já conseguiram 55 mil euros
Os jornalistas da Visão continuam a fazer a revista, apesar dos salários em atraso, e lançaram uma campanha de crowdfunding para comprar o título em leilão.
Para manterem vivo o projeto, o grupo de jornalistas precisa de chegar aos 200 mil euros para que seja possível apresentar uma proposta vencedora.
"A Visão não é um título, unicamente um nome, uma palavra com cinco letras. É acima de tudo um projeto jornalístico, queremos continuá-lo e nós somos as pessoas indicadas para o continuar, porque é o que fazemos há muitos anos e sentimos que da parte do público houve muita ajuda dos leitores, duma comunidade que existe aqui à volta de leitores da Visão. Muitos nos desafiaram através de e-mails e de mensagens a fazer crowdfunding. Perguntavam muitas vezes 'como é que nós podemos ajudar?' Pronto, as pessoas queriam ajudar. E decidimos então fazer um crowdfunding", conta Rui Tavares Guedes, diretor da Visão, à TSF.
E os resultados estão a ser esperaçosos: "Nós queremos fazer uma proposta sólida que possa vencer o leilão e depois, a partir daí, continuar e com o apoio de quem mais quiser ajudar-nos, com a certeza de que vamos apenas gastar aquilo que tivermos, não vamos estar acima das nossas capacidades, mas que a Visão é um projeto viável, necessário para o jornalismo, para uma forma de encarar o mundo e a sociedade que eu acho que a resposta deste próprio crowdfunding é, ao fim de ainda nem cerca de 40 horas que está em ativo, tem demonstrado que há aqui algum interesse."
Neste momento, a campanha já permitiu arrecadar mais de 55 mil euros. Rui Tavares Guedes explica como quem quiser pode ajudar.
"A campanha está numa plataforma para estas coisas. Não tínhamos grandes conhecimentos sobre esta matéria e isto tem sido feito assim, que é o GoFundMe, mas está no nosso site também as formas lá de chegar e nomeadamente também nas nossas redes sociais e há muita gente a partilhar", explica.
E a campanha tem um lema: "Nós fizemos esta campanha com base também num lema que é o 'não fechem os olhos', que é o 'não fechem os olhos' à questão da Visão, mas 'não fechem os olhos' a todas as questões importantes que se estão a passar nas nossas vidas e no mundo e que nós, às vezes, encaramos com indiferença, mas que devíamos estar, de facto, mais preocupados. Portanto, desta maneira, na plataforma GoFundMe, está lá a nossa campanha que é que deixem os jornalistas da Visão continuar a fazer a Visão. É um bocadinho isto."
Depois de em junho do ano passado a Justiça ter determinado o encerramento da Trust in News, empresa que detinha a revista, após o chumbo do plano de insolvência, há agora a possibilidade de os títulos irem a leilão nas próximas semanas. Até lá, os jornalistas da Visão esperam alcançar os 200 mil euros necessários para apresentarem uma proposta vencedora.