Obra deve começar em breve e vai demorar quase um ano, depois de em outubro a atual ponte pedonal ter sido encerrada por questões de segurança.
Corpo do artigo
Já foi assinado o contrato para construir a nova ponte pedonal sobre a Linha de Cascais, junto ao Museu dos Coches, que vai substituir a ponte, também pedonal, encerrada provisoriamente por questões de segurança, depois de uma enchente na inauguração do Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT).
A Direção Geral do Património Cultural (DGPC), responsável pela obra, explica à TSF que o contrato para começar a construção foi assinado esta segunda-feira e vai custar cerca de 1,6 milhões de euros (mais IVA).
O prazo de execução da obra é de 300 dias, mas primeiro vai ser preciso esperar pelo Tribunal de Contas que tem um mês para apreciar o contrato.
A DGPC confirma que inicialmente esta ponte estava prevista na sequência da conclusão da construção do novo edifício do Museu dos Coches, mas não foi possível arrancar com a obra devido à falta de financiamento do Turismo de Portugal.
Recorde-se que a 5 de outubro a atual ponte pedonal que existe na zona teve de ser encerrada durante dois dias por apresentar sinais de colapso devido ao excesso de peso.
A estrutura atual tem mais de 20 anos e é feita de metal, tendo reaberto depois de uma intervenção de urgência e um parecer do Instituto de Soldadura e Qualidade (ISQ), que garante a segurança da ponte.