Depressão Bernard em Portugal. Chuva e vento coloca cinco distritos sob aviso laranja
Em causa estão os distritos de Faro, Beja, Évora, Portalegre e Setúbal.
Corpo do artigo
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou, este domingo, cinco distritos sob aviso laranja devido à depressão Bernard, que traz chuva e ventos fortes.
De acordo com o IPMA, para Évora prevê-se, entre as 12h00 e as 18h00 deste domingo "precipitação por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada e rajadas fortes".
Em Faro, o aviso está em vigor entre as 09h00 e as 18h00, abrangendo ainda a agitação marítima e o vento, que pode registar rajadas até 100 quilómetros por hora.
Para Setúbal, um aviso semelhante mantém-se entre as 10h00 e as 16h00, sendo que para Beja, o alerta está em vigor entre as 09h00 e as 18h00.
Portalegre está com aviso laranja entre as 12h00 e as 18h00.
O IPMA emitiu ainda avisos amarelos para Santarém, Lisboa e Castelo Branco por causa da precipitação.
Segundo o IPMA, o aviso laranja é emitido sempre que há uma "situação meteorológica de risco moderado a elevado". Já o aviso amarelo aplica-se em "situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica".
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil apela a comportamentos preventivos por parte dos cidadãos, pedindo especial cuidado com "tudo o que esteja suspenso" e possa sofrer ação direta do vento. As deslocações que não sejam estritamente necessárias são desaconselhadas e é pedido para que os cuidados na condução sejam redobrados.
* Notícia atualizada às 12h00