Depressão Cláudia: Setúbal é distrito que mais preocupa e aviso sobe para vermelho

Luís Branca/Lusa (arquivo)
Neste distrito, há registo de carros atolados, com água até aos vidros. Saiba aqui os cuidados a ter na estrada nesta quinta-feira de chuva intensa
O distrito de Setúbal está sob aviso vermelho devido à precipitação forte, o qual entrou em vigor por volta das 05h00 e vai estender-se até as 09h00. A essa hora, o aviso passa a laranja. A Proteção Civil já recebeu mais de 50 alertas, a maioria devido a inundações, durante a madrugada desta quinta-feira.
Fonte do Comando Sub-regional de Setúbal conta à TSF que as regiões de Quinta do Conde, Seixal e Sesimbra são as mais afetadas. Há registo de carros atolados, com água até aos vidros, na estrada nacional 378, que liga o Seixal a Sesimbra, na zona de Fernão Ferro.
Além de Setúbal, também o distrito de Santarém está a ser fustigado pela chuva intensa, mas, neste caso, para já, não está nas previsões do IPMA elevar o nível de aviso, segundo o meteorologista Bruno Café, em declarações à TSF.
Em Lisboa, a situação está mais calma. Ainda assim, durante a madrugada, foram registadas dez ocorrências, como avança à TSF o sub-chefe dos Sapadores Bombeiros de Lisboa, José Lopes. Detalhando, tratou-se de duas quedas de árvores, cinco inundações na via pública e três no espaço privado. "Uma árvore apanhou duas viaturas, mas, tirando isso, não temos nenhuma situação digna de grande registo."
Dadas as condições climatéricas, a Lusoponte desaconselha a circulação de motos e viaturas de lona nas duas pontes sobre o Tejo. Desde as 04h00, o limite de velocidade foi reduzido para os 60 quilómetros por hora, quer na ponte 25 de Abril, quer na ponte Vasco da Gama.