Depressão Ingrid chega com neve, aguaceiros, vento forte e ondas até 15 metros. Veja as imagens

Créditos: Paulo Novais/EPA
Esta é uma tendência que "pode manter-se nos próximos dias"
Portugal continental começa agora a registar os primeiros sinais do agravamento do estado do tempo, na sequência da passagem da depressão Ingrid. Esta sexta-feira conta já com queda de neve, aguaceiros frequentes, vento intenso e ondas até aos 15 metros.
O retrato da intempérie é traçado à TSF pelo meteorologista do IPMA Bruno Café, que adianta que esta é uma situação que se vai prolongar até a manhã de sábado.
Detalha ainda que as rajadas de vento podem chegar até aos 90 km/h na faixa costeira e até aos 100 km/h nas terras altas. A este fenómeno soma-se a previsão da "intensificação do vento nos distritos ao sul de Leiria, inclusive, com as previsões a apontarem para rajadas a superar os 120 km/h nas serras algarvias.
Bruno Café lembra igualmente que estão emitidos avisos de agitação marítima, sendo que a costa ocidiental está sob aviso vermelho até ao final do dia de sábado. Aqui, as ondas podem atingir os nove metros de altura significativa e uma altura máxima de 15 metros. Esta condições, contudo, desagravam-se a parte de domingo, ainda que esta zona fique sob aviso laranja e amarelo.
Já na segunda-feira, a aproximação de um sistema frontal vai dar novamente origem a "precipitação e vento forte", que afeta sobretudo as regiões Norte e Centro do país. Para terça-feira está também prevista a queda de neve devido à previsão de descida da temperatura.
Vídeo: Marco Gonçalves
O vento vai soprar com especial intensidade nas terras altas.
Esta é uma tendência que "pode manter-se nos próximos dias".
Quase todo o território nacional continental está em estado de prontidão especial de nível 3 até sábado, devido ao impacto previsível da neve e da agitação marítima com a passagem da depressão Ingrid.
No Norte de Portugal, dezenas de escolas estão fechadas devido às dificuldades de circulação causadas pela queda de neve.
