
Créditos: Paulo Novais/Lusa (arquivo)
A E-Redes refere que permanecem concentradas algumas avarias na zona de Guimarães, que estão em vias de resolução, e há ainda outros locais que aguardam a reposição do fornecimento de energia
Perto de 6500 clientes da E-Redes estavam às 12h00 sem energia elétrica, em vários pontos do norte de Portugal continental, devido aos efeitos do temporal, disse à agência Lusa fonte da empresa responsável pela distribuição.
De acordo com a E-Redes, permanecem concentradas algumas avarias na zona de Guimarães, que estão em vias de resolução, e há ainda outros locais que aguardam a reposição do fornecimento de energia, devido a outras avarias também a serem resolvidas.
"A rede elétrica foi impactada pelas condições meteorológicas adversas que afetaram o continente nas últimas horas nas regiões Norte e Centro, em particular nos distritos de Braga, Leiria e Porto", adiantou a empresa responsável pela gestão da distribuição de energia elétrica neste território.
Durante a madrugada, cerca de 20 clientes foram afetados pela falha de energia.
A empresa indica que, perante o agravamento das previsões meteorológicas, ativou preventivamente o Plano de Atuação em Crise, permitindo o reforço dos meios técnicos e operacionais.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou 81 ocorrências entre as 00h00 e as 08h00 relacionadas com o mau tempo, a maioria quedas de árvores.
Quase todo o território nacional continental está em estado de prontidão especial de nível 3 até sábado, devido ao impacto previsível da neve e da agitação marítima com a passagem da depressão Ingrid.
No norte de Portugal, dezenas de escolas estão fechadas devido às dificuldades de circulação causadas pela queda de neve.
