Mais uma depressão: Leonardo chega a Portugal continental na terça-feira e terá pico na quinta-feira

Igor Martins/Global Imagens (arquivo)
"Já está emitido um aviso a partir das 18h00 de terça-feira, que se prolonga até às 09h00, para Beja e Faro e possivelmente será emitido um aviso para os distritos mais a norte para quinta-feira", explica à TSF Bruno Café, do IPMA
A depressão Leonardo está a chegar a Portugal e vai começar a sentir-se nos Açores, mas rapidamente vai manifestar-se no Sul de Portugal continental, com a previsão a apontar o pior dia para quinta-feira.
"Uma depressão que vai afetar quer as Açores, quer Portugal continental. Tem associado um sistema frontal que já vai dar chuva que pode ser persistente e, por vezes, forte no Baixa Alentejo e Algarve a partir de amanhã e depois irá estender-se aos distritos mais a norte do Baixa Alentejo, afetando todo o continente com precipitação, pode ser por vezes forte e persistente, e também com o vento a intensificar com rajadas que podem chegar aqui aos 70 a 90 km/h, embora ainda sejam valores um pouco conservadores, dado estarmos a fazer a previsão para quinta-feira", explica Bruno Café, do Instituto Português do Mar e Atomesfera (IPMA) à TSF.
Quinta-feira é quando se vai sentir mais os efeitos da depressão Leonardo.
"Já está emitido um aviso a partir das 18h00 de terça-feira, que se prolonga até às 09h00, para Beja e Faro e possivelmente será emitido um aviso para os distritos mais a norte para quinta-feira. Quinta-feira parece ser o dia com mais precipitação, precipitação também mais generalizada e com o vento também a intensificar", prevê.
Já foram emitidos vários avisos: "A partir de amanhã ao final da tarde para Faro, Beja, Setúbal, Lisboa e Leiria, um aviso de vento. As rajadas podem chegar até aos 35 km/h, é aviso amarelo. Nas serras podem chegar até aos 95 km/h e prolongam-se até meia-noite ou às 03h00 do dia 4, até ao início do dia 4, excepto Faro, que se prolonga até, até ao meio do dia 4. Mas depois disto deverá haver aqui, se continuamos a ter estes dados que neste momento se nos apresentam, o aviso então para o dia 5 de rajada também."
A partir de sexta-feira, a situação meteorológica deve acalmar, mas isso não quer dizer que o sol regresse aos céus portugueses.
"A indicação é que esta semana vamos manter esta precipitação, embora tenha aqui algumas pausas, mas mantemos esta situação de precipitação, temporariamente forte, neve, depois da passagem da superfície frontal fria, a agitação marítima forte na costa ocidental. É uma situação que se repete esta semana e a tendência é que vai continuar na semana seguinte, embora com os dados que temos neste momento, esta semana se apresente mais gravosa, com mais acumulação de precipitação e também vento mais intenso", esclarece.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera emitiu esta segunda-feira aviso vermelho, para quarta-feira, para as ilhas do grupo Ocidental dos Açores e laranja para o Central e Oriental, devido à agitação marítima. Depois de passar pelos Açores, a depressão Leonardo vai dirigir-se para o continente.
Segundo o Centro de Previsão e Vigilância Meteorológica dos Açores do Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA), a depressão Leonardo, com um sistema frontal associado, deverá provocar "um aumento significativo da intensidade do vento, com rajadas que poderão atingir os 110 quilómetros/hora nos grupos Ocidental (Flores e Corvo) e Central (Terceira, São Jorge, Pico, Faial e Graciosa) e os 100 quilómetros/hora no grupo Oriental (São Miguel e Santa Maria).