Presidente da Junta de Freguesia de Arroios acusa o Centro Português de Refugiados de estar a realojar migrantes em alojamentos sem condições.
Corpo do artigo
Dezasseis pessoas infetadas com covid-19 foram retiradas na sexta-feira de um 'hostel' em Lisboa e transportadas para a Mesquita Central, para cumprirem a quarentena, disse hoje à Lusa fonte dos bombeiros.
"Dezasseis pessoas que estão contaminadas foram retiradas" de um 'hostel' na Avenida Almirante Reis, na freguesia de Arroios, indicou a mesma fonte.
Além dessas pessoas, outras 36, que também estavam hospedadas no 'hostel', foram transportadas para a Pousada da Juventude de Lisboa.
A fonte dos bombeiros indicou à Lusa que esta ação decorreu no âmbito do processo de despistagem que está a ser feito nos 'hostels' da cidade de Lisboa.
O 'hostel' será agora alvo de uma descontaminação, acrescentou.
Relativamente à nacionalidade das pessoas em causa, a fonte dos bombeiros disse não saber precisar se são portugueses ou não.
Esta foi uma operação coordenada entre a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo e os bombeiros.
Questionado pela Lusa, o presidente da Comunidade Islâmica de Lisboa, Abdool Vakil, confirmou que a Mesquita de Lisboa acolheu 16 pessoas, adiantando que aquele espaço ficou assim com "lotação esgotada".
Em declarações à TSF, a presidente da Junta de Freguesia de Arroios acusa o Centro Português de Refugiados de estar a realojar migrantes em alojamentos sem condições.
TSF\audio\2020\05\noticias\02\margarida_martins_1
A autarca de Arroios vai ativar na segunda-feira uma equipa de apoio aos refugiados e oferece colaboração ao Centro Português de Refugiados para dar dignidade ao realojamento dos utentes que ficaram sem quarto nas pensões que têm que ser desinfetadas.
Margarida Martins sente ter sido posta de lado no rastreio aos utentes das pensões, porque só tem sabido dos casos através da comunicação social.
12143784
Portugal contabiliza 1.007 mortos associados à covid-19 em 25.351 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia, divulgado na sexta-feira.
Relativamente ao dia anterior, há mais 18 mortos (+1,8%) e mais 306 casos de infeção (+1,2%).
12144725