Diretores clínicos vão passar a coordenar Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação
Os diretores clínicos vão passar a ter a responsablidade direta de coordenar as Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação (VMER). A notícia foi avançada, esta quarta-feira, pelo secretário de Estado Leal da Costa no Fórum da TSF.
Corpo do artigo
Leal da Costa lamenta a campanha de desinformação sobre o sistema de emergência médica. O secretário de Estado adjunto da Saúde considera que é uma «irresponsablidade» porque desta forma se está a criar «angústia injustificada» na população.
Com a polémica com o VMER de Évora ainda bem presente na memória Leal da Costa, convidado do Fórum TSF, explica que o serviço do INEM é excelente e lembra que apesar das VMER estarem por vezes inoperacionais existem disponíveis outros meios de socorro.
Leal da Costa revelou que para tentar uma maior eficácia destas viaturas a responsabilidade direta pela coordenação das mesmas vai passar «a ser feita de forma integrada com a direção da urgência, estando na dependência direta do diretor clínico do hospital de forma a criar uma responsabilização direta do hospital à elaboração das escalas».
O secretário de Estado adjunto diz que o ano passado o INEM formou 690 pessoas, mais de 400 eram médicos e por isso Leal da Costa diz que os hospitais vão ter que começar a pôr em escala todos os profissionais capazes de tripular as viaturas.
Leal da Costa criticou ainda aqueles que alegam que o valor cada vez mais baixo que é pago aos médicos das VMER é um dos principais motivos para estarem inoperacionais, motivo avançado por exemplo pelo bastonário da Ordem dos Médicos.
«A afirmação de que o pagamento é insuficiente para os médicos e é por isso que não trabalham corresponde a uma falsa afirmação. Convém que se saiba que o valor médio/hora pago a um médico para tripular uma VMER é de 24,19 euros. Acima de tudo não posso aceitar a ideia de que os médicos são mercenários cujo trabalho depende apenas do que se paga, é uma afirmação infeliz que não fica bem a um dirigente de uma associação que devia preocupar-se com a credibilização dos profissionais», defende.
O bastonário da Ordem dos Médicos, José Manuel Silva, esteve também no Fórum TSF e pediu uma tabela única de pagamento aos médicos que fazem serviço nas VMER.
«O trabalho médico está tão desclassificado que em algumas circunstâncias há dificuldades na contratação de profissionais para as viaturas médicas», realça.
Também no Fórum, o presidente do INEM Paulo Amado Campos admitiu as falhas no sistema, mas tranquilizou a população, realçando que o sistema é fiavel.