No caso de Bragança e Guarda o aviso está ativo até final do dia. Ainda para esta sexta-feira, o IPMA prevê uma pequena subida da temperatura máxima em todo o território.
Corpo do artigo
O distrito de Faro e as ilhas da Madeira e Porto Santo estão sob aviso laranja, o segundo mais grave, por causa do calor, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
De acordo com o IPMA, este aviso laranja vai manter-se pelo menos até final da tarde de domingo, com as "temperaturas mais elevadas a rondar os 40 ºC" esta sexta-feira e sábado no Algarve, adianta a meteorologista Cristina Simões à TSF.
TSF\audio\2023\08\noticias\11\cristina_simoes_1
Os distritos de Bragança, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja estão sob aviso amarelo, o terceiro mais grave, também por causa da persistência de valores elevados da temperatura.
No caso de Bragança e Guarda o aviso está ativo até final do dia desta sexta-feira, enquanto nos restantes distritos se prolonga até final do dia de sábado.
Para esta sexta-feira, o IPMA prevê uma pequena subida da temperatura máxima em todo o território e uma pequena subida da mínima no interior Norte e Centro e também no sotavento algarvio.
O vento será de noroeste, por vezes forte nas terras altas e, durante a tarde, na faixa costeira. Haverá igualmente neblina ou nevoeiro matinal.
Quanto a temperaturas, as mínimas vão variar entre os 16º Celsius (Bragança, Vila Real, Viseu e Sines) e os 25 ºC (Faro) e as máximas entre os 26 ºC (Braga e Aveiro) e os 42 ºC (Faro).
TSF\audio\2023\08\noticias\11\cristina_simoes_2
A partir de sábado, as temperaturas vão começar a descer em "todo o território - à exceção de Faro -," e para domingo prevê-se que "todo o território esteja sem aviso de tempo quente, com as temperaturas já bastante mais baixas, perto dos 32 e 33 ºC para o interior do Alentejo e para Santarém".
Cristina Simões avança ainda que, durante a próxima semana, não está previsto um aumento da temperatura.