"É um símbolo da freguesia." Cedro de Runas eleito Árvore do Ano Portugal 2026

Créditos: DR
A árvore tem mais de 70 anos e o próximo passo é vencer a fase europeia do concurso
O concurso Árvore do Ano Portugal elege anualmente a árvore que, plantada em território nacional, apresenta uma história profundamente enrizada na comunidade onde se encontra e na vida das suas gentes. A iniciativa acontece desde 2011 sempre com o objetivo de reforçar a ligação entre a natureza e as pessoas. Um antigo cedro junto à igreja da freguesia de Runa, no concelho de Torres Vedras, é a vencedora da edição deste ano.
Em dia de festa para a aldeia, o presidente da junta de freguesia de Runas, Humberto Gomes, não esconde que recebeu esta distinção "com muita alegria" e alguma expectativa. Afirma que, neste concurso, a freguesia representa "a região de Coimbra ao Algarve" porque as outras árvores concorrentes eram do Norte e dos arquipélagos. Humberto Gomes destaca que esta nomeação é encarada com orgulho por uma aldeia que é "tão pequenina, mas com muita história".
O cedro vencedor foi plantado na dácada de 1950 e conta agora com cerca de 75 anos de vida. Tem um tronco com 27 centímetros de diâmetro e "está de boa saúde", garante Humberto Gomes. Passou a ser encarado como "um símbolo da freguesia". A população tem um "grande carinho" pela árvore, considera, até porque "quando saem da igreja, ficam a conversar debaixo do velho cedro".
O presidente da junta de freguesia acredita que esta premiação pode levar "mais pessoas a visitar e a conhecer a aldeia". Na perspetiva de Humberto Gomes, a árvore tornou-se, assim, uma "mais-valia para a região", nomeadamente no que diz respeito ao comércio local.
O concurso a nível nacional está ganho, mas fica a faltar a fase europeia. O projeto envolve 15 países europeus e o cedro de Runa vai agora representar Portugal. A freguesia já está em preparações "para a eleição europeia" que vai acontecer ainda no primeiro semestre de 2026. Humberto Gomes espera ganhar, até porque não seria uma novidade para o país. Portugal já conquistou o primeiro lugar europeu deste concurso, em 2018.
"Estamos na luta para tentar vencer", garante.