Os conselheiros da Iniciativa Liberal estão reunidos em Coimbra.
Corpo do artigo
A eleição para a sucessão de João Cotrim de Figueiredo, na Iniciativa Liberal, entre os deputados Rui Rocha e Carla Castro, vai decorrer apenas em janeiro, nunca antes de dia 20. A TSF apurou que a moção foi aprovada pelos conselheiros com 45 votos a favor, oito contra e nove abstenções.
A proposta foi apresentada pelo membro Paulo Lopes, de Famalicão, no conselho nacional que decorre em Coimbra. Durante a tarde, os conselheiros vão discutir o local da convenção eletiva, assim como a data exata das eleições.
O candidato Rui Rocha já tinha proposto que a convenção se realizasse em janeiro e não em dezembro, como previsto. Já Carla Castro optou pela abstenção, em todas votações sobre o calendário eleitoral, acusando o adversário de "querer emendar o erro" por ter sabido da saída de João Cotrim de Figueiredo com antecedência.
15322825
Rui Rocha defende "um calendário eleitoral alargado" que permita ao partido uma maior discussão, não colocando de parte que surjam novas candidaturas.
Os candidatos apoiam-se em quadrantes diferentes: Rui Rocha tem o apoio da atual direção, tal como dos restantes deputados liberais, já Carla Castro reforça-se nas bases para tentar a eleições.
João Cotrim de Figueiredo anunciou que abdicava da liderança do partido, a 23 de outubro, para que o "partido continue a crescer" e seja "mais popular e mais abrangente a nível nacional". O ainda líder anunciou publicamente, pouco depois, que apoiava a candidatura de Rui Rocha.
15285753