Face à escassez de álcool no mercado, várias empresas já manifestaram disponibilidade para se dedicar à produção de um produto alternativo.
Corpo do artigo
As empresas de cosmética também estão a contribuir para o esforço do combate à Covid-19. Ana Maria Couras, presidente da Associação dos Industriais de Cosmética, Perfumaria e Higiene Corporal, conta à TSF que pelo menos cinco empresas já indicaram que pretendem começar a dedica-se exclusivamente à produção de gel alcoólico.
A decisão foi tomada por "iniciativa própria", explica a responsável. "Não houve nenhum pedido da Direção-geral da Saúde (DGS) nem precisava de haver".
Trata-se de "uma reação automática às necessidades da população. Como em todos os outros setores, há uma necessidade, portanto as pessoas procuram colmata-la." Face às notícias sobre a Covid-19 em Portugal, "os empresários sabem que há falta e adaptam-se para passar a produzir este produto.
Em Portugal e não só, a procura por álcool e gel alcoólico "é enorme", lembra Ana Maria Couras. "Todos os países estão a lutar contra contra o tempo no sentido de conseguir abastecer o mercado, ao nível dos consumidores, mas também as entidades de saúde."
Questionada sobre se é expectável que o preço do gel alcoólico aumente, a presidente da Associação dos Industriais de Cosmética, Perfumaria e Higiene Corporal diz que é impossível saber com certeza.
"Tudo depende do preço da matéria-prima. Neste momento a procura é muito grande, portanto depende do preço do álcool" - que, esse sim, é cada vez mais caro.""A lei da oferta e procura é cega em relação à pandemia em que nos encontramos, portanto é provável que o preço possa subir."
Sobre a eficácia deste produto comparativamente ao álcool, Ana Maria Couras garante que o gel tem o mesmo efeito - a única diferença é que "é um pouco mais amigo, mais fácil de usar", porque sendo gel em vez de um líquido não é preciso usar tanta quantidade.
As pessoas podem ter "confiança" em usar este gel alcoólico para higiene e limpeza das e também como desinfetante, assegura a responsável.
11958368