
Estudantes universitários
DR
Na sequência da diminuição do número de candidatos às universidades e aos institutos politécnicos, o representante do ensino superior espera que as vagas sejam preenchidas.
Corpo do artigo
Em declarações à TSF, António Mourão Ferreira enalteceu a importância de cerca de 90 por cento das vagas terem sido preenchidas nos institutos politécnicos e nas universidades, apesar de, para o ano lectivo de 2011/12 3, terem concorrido menos três mil estudantes em comparação com anos anteriores.
«Esta fase correu bem. Noventa e um por cento dos estudantes foram colocados e 55 por cento ficou na primeira opção que escolheu», sublinhou o representante do ensino superior, referindo-se aos 42 mil estudantes que entraram.
Contudo reconhece: «Há um menor número de candidatos em relação ao ano anterior. Esperemos que na segunda fase apareçam os estudantes que só agora conseguiram as condições para se candidatar ao ensino superior».
Questionado sobre os 17 cursos que não tiveram nenhum candidato, o director geral do ensino superior disse que aqueles podem ser absorvidos na segunda e terceira fases. Contudo, admite: «há que pensar na oferta formativa e num estudo de racionalização».
Os resultados da segunda fase de acesso ao ensino superior para o ano lectivo de 2011/12 são conhecidos a 6 de Outubro. Existem 12 mil vagas para preencher.