
Arquivo
É o fim de uma era. A eletrificação da economia já é o padrão e os combustíveis fósseis perdem caminho
Corpo do artigo
As energias renováveis, lideradas pela energia solar, estão a crescer mais rapidamente do que qualquer outra fonte. A Agência Internacional de Energia (AIE) revelou esta quarta-feira no relatório anual que a procura global de energia renovável supera em muito o crescimento dos combustíveis fósseis.
As energias renováveis, lideradas pela energia solar fotovoltaica, estão a crescer mais rapidamente do que qualquer outra fonte, enquanto a procura de petróleo deve estabilizar até 2030. Para o diretor-geral da AIE, Fatih Birol, "chegou a era da eletrificação".
De acordo com Fatih Birol, o uso do petróleo e gás vai continuar, mas "o crescimento da procura de eletricidade é espetacular". As máquinas de inteligência artificial precisam de eletricidade, a procura e a venda de carros elétricos faz aumentar os consumos, bem como a procura por metais críticos para a construção de baterias.
"Os minerais em questão são vitais para as redes elétricas, baterias e veículos elétricos, mas também desempenham um papel crucial nos chips de IA, motores a jato, sistemas de defesa e outras indústrias estratégicas", sublinha o relatório, que alerta para o fenómeno da concentração deste mercado.
Ou seja, "um único país [a China] domina e refina 19 dos 20 minerais estratégicos relacionados com a energia, com uma quota de mercado média de cerca de 70%".
Com este crescimento da eletrificação da economia há também um regresso da energia nuclear. Mais de 40 países já incluíram a energia nuclear
nas suas estratégias de combate às alterações climáticas.
De acordo com a AIE, existem mais de 70 GW de nova capacidade nuclear em construção, "o que é um dos níveis mais elevados dos últimos 30 anos".