A época balnear no Algarve está pronta para começar amanhã mas as autoridades de saúde pedem responsabilidade aos cidadãos e admitem fiscalização apertada.
Corpo do artigo
Autoridades de saúde, Proteção Civil e autarcas do Algarve estão confiantes de que a época balnear vai correr bem, mas fazem apelos à população residente e aos visitantes para que saibam manter os cuidados de modo a que a infeção por Covid-19 não alastre numa região que tem a situação controlada.
José Apolinário, o secretário de estado coordenador no Algarve da situação do Estado Emergência, dirige um apelo sobretudo aos jovens: "Não é tempo de fazer festas de rua."
"Alguns dos casos de pessoas infetadas nos últimos dias resultam da participação em festas dessa natureza", revela.
TSF\audio\2020\06\noticias\05\maria_a_casaca_epoca_balnear_e_apelos
No entanto, a delegada regional de saúde pública sublinha que os abusos não estão a surgir apenas da parte dos mais novos. "Temos casos de festas com adultos que não sabem que estão positivos e, dois ou três dias, depois surge a situação", afirma Ana Cristina Guerreiro.
Por esse motivo, o presidente da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL) avisa que a primeira atitude das autoridades será sensibilizar, mas, se for preciso, não faltará fiscalização e policiamento. "Não podemos deixar que os 5% de irresponsáveis estraguem o trabalho dos outros 95%", enfatiza António Miguel Pina.
José Apolinário sublinha que, para que a época balnear comece amanhã em pleno, nos últimos dias todos fizeram um grande esforço, desde a Agência Portuguesa do Ambiente, a Autoridade Marítima, à Direção -Geral de Saúde e autarcas.
O primeiro grande teste para a região algarvia aferir se tudo corre de forma correta será já na próxima semana, nos feriados que poderão levar a um fim de semana prolongado.
12279624