"Éramos dezenas, já somos milhares." Confiante, Carneiro destaca medidas para saúde e habitação
O candidato defende um pacto para a habitação a custos controlados e vai propor um compromisso plurianual para a saúde.
Corpo do artigo
Foi o primeiro a entregar a moção de orientação, no Largo do Rato, formalizando a candidatura à liderança do PS: José Luís Carneiro mostra-se mais confiante do que há umas semanas, destaca o pacto que defende para a habitação e o compromisso plurianual para a saúde.
A moção de José Luís Carneiro foi escrita pelo secretário de Estado da Presidência e militante socialista André Moz Caldas e contou com os contributos de antigos ministros como José António Vieira da Silva ou Capoulas Santos.
Carneiro nota que a candidatura conta agora com "alguns milhares de apoiantes" e "há uns dias eram algumas dezenas". A candidatura congrega "muitas vozes e muitos militantes anónimos", numa tentativa de o candidato contrariar o apoio que Pedro Nuno Santos recebe das estruturas.
TSF\audio\2023\11\noticias\30\francisco_nascimento_7h_mocao_carneiro
Sobre a moção de orientação, que será a base para um futuro programa eleitoral, José Luís Carneiro reconhece que a saúde é "das maiores preocupações" dos portugueses e pretende "dar seguimento ao reforço do investimento público" dos governos de António Costa, mas com um compromisso plurianual.
"Um compromisso que estabilize os investimentos nas infraestruturas, nos equipamentos, na sua modernização e também na dignificação das condições dos profissionais", explica.
Na moção de orientação está também previsto um "pacto na habitação", com os vários partidos políticos e com as autarquias, para mais habitações a custos controlados. Carneiro nota que já há várias medidas implementadas pelo atual Governo, mas é preciso "dar um passo em frente".
"Esse passo em frente significa avançarmos num pacto alargado, entre a administração central, a administração local, as cooperativas e o setor privado para uma nova geração de habitação a custos controlados para a classe média", acrescenta.
O fundador do partido José Leitão esteve ao lado de José Luís Carneiro, na entrega da moção, no Largo do Rato. O histórico socialista é o mandatário nacional da candidatura.
José Luís Carneiro concorre contra Pedro Nuno Santos e Daniel Adrião pela sucessão de António Costa e tendo em vista as eleições antecipadas de 10 de março.