O PS acusou o Governo de delapidar o interesse nacional com a desativação dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), considerando que o ministro da Defesa traiu a região e é 'persona non grata'.
Corpo do artigo
Estas críticas ao executivo PSD/CDS foram feitas pelo deputado socialista Jorge Fão, a meio da reunião da bancada socialista na Assembleia da República, em reação ao despedimento coletivo de cerca de seis centenas de trabalhadores e ao fecho destes estaleiros navais.
Segundo o deputado e dirigente socialista, neste processo, «o ministro Aguiar-Branco traiu os estaleiros e traiu a região».
«Estou convencido que a construção naval nacional o considera 'persona non grata', porque aniquila e desativa o único estaleiro naval existente em Portugal. Este Governo portou-se como o pior dos patrões: Despede os trabalhadores, não acautela a continuidade da empresa e delapida o interesse nacional», acusou.
Nas declarações que fez aos jornalistas, Jorge Fão insurgiu-se com a forma «inaceitável» como foram tratados os trabalhadores.
Do lado do PSD, o deputado Carlos Abreu Amorim garantiu que todos os direitos dos trabalhadores estarão assegurados.