A saída do cemitério do Lumiar está agendada para as 15h. A chegada ao Panteão Nacional deverá acontecer por volta das 19h. Pelo meio, paragens no Estádio da Luz, Federação Portuguesa de Futebol e Assembleia da República. Eusébio da Silva Ferreira é o primeiro desportista a merecer honras de panteão nacional.
Corpo do artigo
No exterior do Panteão Nacional, no Campo de Santa Clara, ultimam-se os preparativos. Será junto à porta principal que decorrerá a cerimónia que antecede a deposição dos restos mortais de Eusébio na sala tumular 2, onde já estão Aquilino Ribeiro, o general Humberto Delgado e a escritora Sophia de Mello Breyner Andersen.
"É aqui que chegarão os restos mortais de Eusébio da Silva Ferreira e é aqui que se passará todo o cerimonial desta trasladação", explica a directora do Panteão Nacional, Isabel de Melo. O momento solene será marcado pelas intervenções das mais altas figuras do Estado e por aquele que era apelidado por Eusébio como "o irmão branco". "Serão proferidas algumas palavras de homenagem de António Simões, grande amigo de Eusébio, a senhora presidente da assembleia da república, o senhor presidente, intervalando todas estas pequenas intervenções com momentos musicais com a Dulce Pontes e o Rui Veloso".
A seguir a este momento abrem-se os portões principais do Panteão para a trasladação da urna até à sala número 2 do edifício. "Quando se entra é a última do lado direito, na sala 2 precisamente, onde já estão homenageados, Humberto Delgado, Sophia de Mello Breyner Andersen e Aquilino Ribeiro".
Com a chegada de Eusébio ao Panteão deixa de haver espaço nas salas criadas para acolher figuras notáveis da sociedade portuguesa. Explica Isabel de Melo que já está a ser estudada uma solução. "Ainda não está decidido mas com certeza que arranjar-se-á uma solução. O Panteão tem outras salas, tem outros espaços... estão a ser desenvolvidos exactamente esses estudos". A solução deverá ser anunciada em breve.
Com a chegada do 'pantera negra' ao panteão nacional, a directora deste espaço, espera que o número de visitas continue a aumentar. Em 2013 registaram-se perto 70000, o ano passado 90 000. "Foi considerado um dos melhores jogadores do século XX. Foi um marco na divulgação da imagem de Portugal no mundo. Tudo isso é um motivo para que as pessoas venham querer prestar-lhe uma homenagem". A sala onde ficarão depositados os restos mortais de Eusébio da Silva Ferreira estará de portas abertas ao público a partir de Sábado.