Apenas 7% dos alunos do 4º ano de escolaridade que realizaram as provas finais na 2ª fase a Português, como última oportunidade para serem aprovados à disciplina, conseguiram nota positiva, o mesmo acontecendo com 20% dos alunos a Matemática.
Corpo do artigo
De acordo com os dados divulgados hoje pelo Ministério da Educação e Ciência (MEC), das 3.189 provas realizadas à disciplina de Português, apenas 223 alunos (7% do total) conseguiu uma nota igual ou superior a 3, ou seja, a classificação positiva necessária para conseguir aprovação à disciplina.
Já a Matemática os resultados foram significativamente melhores, com um quinto dos alunos a conseguir passar de uma situação de chumbo à disciplina para a aprovação. De acordo com os números hoje conhecidos, em 5.296 provas realizadas, 1.076 alunos (20,3% do total) conseguiu nota positiva.
Quanto aos domínios específicos em avaliação, no caso da prova de Português 97% dos alunos revelou dificuldades em Leitura e Escrita, não conseguindo nota positiva. Mais de metade não chegou também ao nível de classificação 3 no que se refere ao Funcionamento da Língua.