A eurodeputada Ana Gomes considera que Portugal devia defender a aplicação de sanções à Rússia.
Corpo do artigo
"Expulsar diplomatas não é uma política de resposta. É para inglês ver", considera Ana Gomes.
Em declarações no Fórum TSF, conduzido por Manuel Acácio, a eurodeputada do PS diz esperar que Portugal tenha "propostas concretas para apresentar ao Parlamento Europeu", como um "esquema de sanções"
TSF\audio\2018\03\noticias\28\ana_gomes_1_politicas
"Usamos de prudência e entendemos que, neste momento, é a medida mais adequada para defender os interesses nacionais e manifestar também no plano internacional a importância que concedemos à responsabilidade da Federação Russa, que tudo leva a crer que seja absoluta, no ataque perpetrado em Salisbury", disse Augusto Santos Silva na RTP.
"Se portugal defende que a expulsão dos diplomatas não é medida eficaz então cabe a Portugal propor medidade eficazes", reitera.
Para a eurodepiutada socialista, o escrutínio dos Vistos Gold concedidos a cidadãos russos, que podem "constituir esquemas de lavagam de dinheiro", seria outra medida a adotar.
Mais de 100 funcionários russos colocados em embaixadas em países ocidentais vão ser expulsos nos próximos dias. É a represália de muitos países ocidentais após o envenenamento, no dia 4 deste mês, do ex-espião russo, Serguei Skripal em solo britânico, pelo qual Londres responsabiliza Moscovo.
O Kremlin já reagiu e considerou as medidas um "gesto provocador", prometendo responder à altura.