
José Afonso, músico e compositor. Arquivo JN. © Proibido o uso editorial sem autorização da Global Notícias.Esta fotografia não pode ser reproduzida por qualquer forma ou quaisquer meios electrónicos, mecânicos ou outros, incluindo fotocópia, gravação magnética ou qualquer processo de armazenamento ou sistema de recuperação de informação, sem prévia autorização escrita da Global Notícias.
Global Imagens
Corpo do artista português não vai ser sepultado no Panteão Nacional.
Corpo do artigo
A família de Zeca Afonso não pretende que o corpo do artista seja sepultado no Panteão Nacional, como foi proposto pela Sociedade Portuguesa de Autores.
Num comunicado a que a TSF teve acesso, a família referiu que "José Afonso rejeitou em vida as condecorações oficiais que lhe haviam sido propostas" e que "foi, a seu pedido, enterrado em campa rasa e sem cerimónias oficiais, em total coerência com a sua vida e pensamento".
"Por isso, apesar da meritória intenção que inspira a proposta, é a sua vontade que deve ser respeitada", pode ler-se ainda no comunicado.
A família refere ainda que "considera fundamental a salvaguarda e fruição da obra de José Afonso e a defesa dos seus direitos de autor, contando para tal com o superior envolvimento do Estado Português e da SPA, nomeadamente para que se garanta a recuperação e preservação das gravações originais."
Esta manhã, em declarações à TSF, a viúva de Zeca Afonso mostrou-se "surpreendida" com a proposta da Sociedade Portuguesa de Autores para trasladação dos restos mortais de José Afonso para o Panteão Nacional.
Zélia Afonso diz que não foi consultada e defendeu que a "decisão só cabe à família."