
Bruno Sousa Ribeiro/TSF
A cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora chegaram de barco a Ribamar, via marítima.
Corpo do artigo
Há uma fila de carros a buzinar às pessoas de todas as idades que acenam na berma da estrada enquanto os símbolos, a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora da Salvação passam, em cima de uma carrinha de caixa aberta. Muita música, cânticos e alegria coloriram as ruas da Lourinhã.
Cinco paragens, cada uma correspondendo a um mistério, para um terço rezado ao longo do dia. Paragens essas previstas para o Lar de Santa Barbara, a Igreja de São Lourenço dos Francos, os Moinhos da Pinhôa, o Reguengo Grande e Atalaia.
"Fazer festa e celebrar o acolhimento da Jornada Mundial da Juventude" é o que pretende o Comité Organizador Paroquial da Lourinhã, e por isso apela à comunidade para que se junte aos momentos de oração e que possa embelezar as casas e as ruas por onde vão passar os símbolos da Jornada Mundial da Juventude.
A Peregrinação dos Símbolos teve início em novembro de 2021 e tem percorrido as diferentes dioceses de Portugal como forma de anunciar o maior encontro de jovens do mundo que está agendado para o mês de agosto, em Lisboa.