Força Aérea mostra o primeiro de seis helicópteros Black Hawk comprados aos EUA
O primeiro de seis Sikorsky UH-60 Black Hawk que a Força Aérea comprou já realizou um voo de teste no Alabama, nos EUA.
Corpo do artigo
A Força Aérea Portuguesa (FAP) revelou esta quinta-feira uma imagem do novo helicóptero durante um voo de teste no Alabama, nos EUA. Trata-se de um dos seis Sikorsky UH-60 Black Hawk que vão chegar às mãos da Força Aérea nos próximos meses.
Em comunicado, a FAP explica que o primeiro voo do novo aparelho teve lugar na quarta-feira, dia 16 de agosto, no Aeroporto Municipal de Enterprise, no Alabama.
"O voo, efetuado com uma tripulação da "Arista Aviation Services" (AAS), teve a duração aproximadamente de 30 minutos e foi o primeiro após o longo e complexo processo de recondicionamento e modernização do helicóptero, permitindo verificar o bom funcionamento dos seus principais sistemas", detalha a nota.
"Seguir-se-ão outros voos de teste, nos quais serão testados todos os sistemas e equipamentos do helicóptero por forma a garantir a aeronavegabilidade da aeronave. Estes testes antecedem o processo de aceitação que decorrerá durante o mês de setembro", acrescenta o comunicado.
A Força Aérea lembra que a compra dos seis novos helicópteros foi financiada em 81% pelo Plano de Recuperação e Resiliência, com um custo total de 43 milhões de euros, e irá dotar o Estado de meios próprios para o combate aos incêndios rurais.