Presidente da República convoca reunião do Conselho de Estado para 5 de setembro
A informação foi confirmada pela TSF. O último encontro aconteceu a 21 de julho e terminou sem que fossem divulgadas as conclusões da discussão.
Corpo do artigo
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, convocou uma reunião do Conselho de Estado para o dia 5 de setembro, terça-feira, avançou a SIC Notícias e confirmou a TSF. A última reunião aconteceu a 21 de julho.
Esse encontro teve como tema a "Análise sobre a situação económica, social e política em Portugal" e não foram divulgadas as conclusões do mesmo. Na reunião do órgão político de consulta presidencial participaram todos os conselheiros de Estado menos o histórico socialista Manuel Alegre. António Damásio, que reside nos Estados Unidos da América, juntou-se à reunião por videoconferência.
No fim de semana seguinte, o primeiro-ministro, António Costa, recusou tecer comentários sobre a reunião em que lhe terão sido tecidas críticas, afirmando que se trata de um órgão de consulta do Presidente da República em que cada conselheiro expressara a sua opinião.
"Não faço [comentários]. O Conselho de Estado é um órgão de consulta do senhor Presidente da República e os diversos conselheiros do Estado pronunciam-se em reuniões que são à porta fechada. Cada um expressa a sua opinião e, com base nessas opiniões, o senhor Presidente da República reflete", disse António Costa.
A declaração do primeiro-ministro foi feita na Nova Zelândia antes do jogo da seleção nacional de futebol feminino com os Países Baixos, a contar para o Mundial.