As Forças Armadas aguardam apenas autorização para o sobrevoo.
Corpo do artigo
O Ministério dos Negócios Estrangeiros anunciou, este domingo, que vai enviar um avião da Força Aérea Portuguesa para Israel, para apoiar o regresso dos portugueses que estão no país.
"Logo que seja dada a autorização de sobrevoo por parte das autoridades israelitas, informar-se-á de quando chegará o avião e quais os procedimentos a seguir por parte dos portugueses que procuram sair do país. Trata-se de uma missão que está a ser operacionalizada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e pelo Ministério da Defesa Nacional", pode ler-se no comunicado a que a TSF teve acesso.
Entre turistas e residentes estão sinalizados cerca de 100 portugueses em Israel.
"Contactaram o Gabinete de Emergência Consular apenas para assinalarem a sua presença no território ou para solicitarem apoio na identificação de alternativas para a saída do país, as quais continuam a ser partilhadas", acrescenta a mesma nota.
O governo israelita anunciou este domingo que nos primeiros dois dias de combates com o grupo palestiniano foram mortas mais de 600 pessoas, mais de 2000 ficaram feridas e mais de 100 foram feitas prisioneiras no ataque lançado a partir da Faixa de Gaza, enquanto subiu para 370 o número de mortos em Gaza.
O grupo islâmico Hamas lançou no sábado um ataque surpresa contra o território israelita, sob o nome de operação "Tempestade al-Aqsa", com o lançamento de milhares de foguetes e a incursão de milicianos armados por terra, mar e ar.
Em resposta ao ataque surpresa, Israel bombardeou a partir do ar várias instalações do Hamas na Faixa de Gaza, numa operação que batizou como "Espadas de Ferro".