Garcia dos Santos, um militar de Abril que já chefiou o Exército, disse à TSF estar «cansado da inação» do Presidente da República para resolver os problemas dos portugueses.
Corpo do artigo
Um dia depois de ser conhecida a exoneração a seu pedido como vogal do Conselho das Ordens Honoríficas, onde estava por indicação do presidente, Garcia dos Santos disse que se cansou de esperar pela ação de Cavaco Silva.
«Há uns tempos já largos que deveria ter chamado os partidos políticos. Não é falar, dizer que é preciso bom senso. Isto não é nada. É preciso ação e não palavras», considerou.
Em declarações à TSF, Garcia dos Santos disse que «explodiu» porque esperou tempo demais pela intervenção do chefe de Estado.
«É evidente que não é de um dia para o outro que as pessoas apresentam aquilo que é a sua maneira de ser e a sua personalidade e a forma como funcionam. É natural que a minha reação perante o senhor dr. Cavaco Silva foi-se acumulando ao longo do tempo até que, a certa altura, explodi», disse.
A exoneração de Garcia dos Santos foi conhecida ontem depois de uma noticia avançada no jornal "Observador", mas a decisão do presidente data de 3 de junho.
O Conselho das Ordens Honoríficas é um orgão de aconselhamento do PR sobre as diversas ordens, que habitualmente ganham destaque na cerimónia do 10 de Junho.