"Governo está obrigado a investigar." IL quer saber que associações em Portugal têm ligação a Moscovo
Os liberais enviaram "uma questão formal" ao Ministério dos Negócios Estrangeiros e ao Ministério das Finanças.
Corpo do artigo
A Iniciativa Liberal (IL) quer saber se o Governo já fez um levantamento das associações registadas como representantes da comunidade ucraniana em Portugal. Os liberais conseguiram aprovar uma proposta no Orçamento do Estado para que sejam investigadas eventuais ligações ao regime russo.
Numa pergunta enviada ao ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, e ao ministro das Finanças, Fernando Medina, a IL lembra que o Governo deve suspender "quaisquer apoios públicos, nomeadamente transferências financeiras, reduções de encargos, subvenções, abatimentos fiscais e parafiscais, fornecimento de bens ou serviços em condições preferenciais".
Além disso, o Executivo ficou ainda mandatado para divulgar a lista das associações identificadas. Em declarações à TSF, o deputado Bernardo Blanco lembra que já passou mais de um mês desde a promulgação do Orçamento do Estado, e ainda nada se sabe sobre o assunto.
14719897
"Na sequência de todos os casos que foram tornados públicos, o mais mediático em Setúbal, o Governo ficou obrigado a fazer uma investigação e averiguar ligações entre entidades que estejam no regulamento das sanções da União Europeia, e as associações que em Portugal, supostamente, representam os interesses dos ucranianos", explica.
Bernardo Blanco lembra que também o PS aprovou a proposta de alteração ao Orçamento, em plenário, e "tendo em conta que está na lei", os liberais querem saber "o que foi feito até agora".
TSF\audio\2022\07\noticias\29\bernardo_blanco_associacoes
"Já fiz esta pergunta no plenário e em comissões, e nunca ninguém me respondeu. Ignoraram sempre a pergunta. Precisamos de saber se a lei está a ser cumprida ou não", pede.
Apesar das férias parlamentares, "o trabalho político não está parado", pelo que a IL espera ter uma resposta dos ministérios, na pior das hipóteses, durante o mês de setembro.
15015022