Governo «não teve decência» de corrigir secretária de Estado, diz Sócrates (vídeo)
José Sócrates defendeu que o Executivo deveria ter corrigido as declarações de Maria Luís Albuquerque sobre os contratos swap antes da declaração feita por Teixeira dos Santos.
Corpo do artigo
O socialista José Sócrates considerou que o atual Governo «não teve a decência» de corrigir as declarações da secretária de Estado, que negou que o Executivo tenha tido informações sobre os contratos swap na transição entre Governos.
[youtube:X95bINZivq0]
Este ex-primeiro-ministro disse não perceber porque o atual titular da pasta das Finanças não disse que Maria Luís Albuquerque «não estava informada» sobre este assunto antes da declaração feita por Teixeira dos Santos no sábado sobre esta matéria.
No seu comentário semanal na RTP, Sócrates considerou ainda «falsa» a «campanha» que o atual Executivo lançou onde tentou dizer que os contratos swap resultariam um «prejuízo monstruoso» para os contribuintes e para o Estado.
«Afinal de contas, não existe prejuízo. Há swaps que deram lucro, swaps que deram prejuízo e, afinal de contas, os contribuintes não vão pagar nada», acrescentou.
José Sócrates considerou ainda que o atual Governo tentou com a campanha que fez à volta destes contratos dizer que este tipo de situações era um «padrão do anterior Governo». «Esta operação swap foi um flop», concluiu.
No sábado, o antigo ministro das Finanças Teixeira dos Santos garantiu que numa reunião de transição com Vítor Gaspar deu todas as informações sobre os contratos swap.
Desta forma, Teixeira dos Santos contrariou declarações feitas na terça-feira por Maria Luís Albuquerque, em que a secretária de Estado do Tesouro assegurou que «não houve, na passagem de pastas, qualquer questão sobre os derivados».