
Sérgio Monteiro
TSF
O secretário de Estado dos Transportes explicou que esta verba vai ser canalizada para saldar outras compensações assumidas pelo Estado junto da empresa.
Corpo do artigo
O secretário de Estado dos Transportes esclareceu que o Governo não vai receber de volta o dinheiro relativo ao pagamento de 4,4 milhões de euros feito à Lusoponte.
Em declarações à TSF, Sérgio Monteiro adiantou que esta verba vai ser canalizada para saldar outras compensações assumidas pelo Estado junto da empresa.
«A compensação de 2012 vai ter em conta a alteração de 2011 e portanto há 4,4 milhões de euros a menos que o Estado vaio pagar à Lusoponte», explicou.
Por isso, defende Sérgio Monteiro, «não há duplo pagamento à Lusoponte, nem o dinheiro se perde», pois o «beneficiário dos dinheiros da portagem ou do valor correspondente é o Estado».
«A compensação que vai pagar em 2012 vai ter em consideração esses 4,4 milhões de euros e portanto será deduzido a valores de eventuais compensações a pagar em 2012», frisou.
Sérgio Monteiro adiantou ainda que entre estas compensações está a «manutenção das salinas do Samouco, um custo suportado pelo Lusoponte que o Estado compensa à Lusoponte» e a passagem dos monovolumes para a classe 1 das portagens.
«Há uma série de factos que na história foram alterados face ao contrato original e que dão origem a compensações que o Estado paga à Lusoponte», lembrou.
Por esta razão, «é que todos os anos é que esses eventos têm de ser verificados para acertar os fluxos financeiros de pagamento e recebimento entre o Estado e a concessionária».