TSF confirma informação avançada por Marques Mendes na SIC. Executivo quer que a Assembleia da República vote o plano de reestruturação da TAP.
Corpo do artigo
O Governo quer submeter o plano de reestruturação da TAP a votação no Parlamento. A informação foi avançada por Luís Marques Mendes na SIC e confirmada pela TSF.
O plano de reestruturação é entregue a Bruxelas até à próxima quinta-feira, dia 10 de dezembro. Uma vez aprovado pela Comissão Europeia, o Executivo pretende submetê-lo a votação no parlamento.
O documento ainda não é conhecido, mas os sindicatos dizem estar em choque com as medidas nele contidas que já lhes foram apresentadas pela empresa.
Os representantes dos trabalhadores falam numa situação dramática e em despedimentos massivos, com 1800 pessoas a perderem o emprego, para além de cortes salariais nos que ficam na companhia e receiam que o plano leve à extinção da TAP.
A TAP emprega mais de dez mil pessoas. Nos primeiros nove meses do ano, teve prejuízos de 700 milhões de euros.
Só neste ano, o Estado empresta 1200 milhões de euros à transportadora. No Orçamento para o próximo ano, o Executivo inscreveu uma injeção de 500 milhões, mas a SIC avança que o valor vai duplicar.