Governo responsabiliza PSD: suspensão da linha circular do metro "custa milhões"
Logo a abrir os trabalhos do terceiro dia do debate do Orçamento, Duarte Cordeiro alertou que a decisão aprovada na terça-feira pelo Parlamento vai implicar "um atraso de três anos", com custos elevados.
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O secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares subiu o tom para acusar o PSD de "irresponsabilidade" por ter feito parte do grupo de partidos que na terça-feira aprovaram a suspensão do projeto da linha circular do Metro de Lisboa .
A proposta do PAN mereceu os votos a favor do PSD, BE, PCP e Chega e a abstenção do CDS, enquanto o PS e o Iniciativa Liberal votaram contra.
Esta manhã, Duarte Cordeiro visou o PSD de quem disse esperar "mais responsabilidade": "Nós pensávamos que o PSD respeitava as áreas metropolitanas", ironizou o governante acusando ainda os social-democratas de serem "responsáveis por perdermos centenas de milhões de euros de fundos comunitários", além do pagamento de eventuais "fortes indemnizações".
"A atitude do PSD durante o Orçamento tem sido de uma completa irresponsabilidade", rematou o secretário de Estado, apelando ainda assim à inversão do sentido de voto: "Os Srs. deputados ainda vão a tempo. Nestas matérias temos de ser responsáveis."
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Na resposta, Carlos Silva, do PSD, lembrou que já existia uma recomendação aprovada pelo Parlamento no sentido da suspensão do projeto da linha circular do Metro de Lisboa e rejeitou que já exista obra, como tinha referido Duarte Cordeiro: "Não há obra nenhuma: houve dois concorrentes e zero obra", disse o social-democrata devolvendo a acusação de falta de diálogo.
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"O ministro do Ambiente limita-se a rir quando eu falava no carrossel para turistas", lembrou o deputado do PSD numa referência à linha circular do Metro que deveria ligar o Cais do Sodré ao Campo Grande, incluindo duas novas estações de Santos e Estrela.
De acordo com a proposta aprovada na terça-feira, o Governo "procede, durante o ano de 2020, à suspensão do projeto de construção da Linha Circular do Metropolitano de Lisboa", devendo "durante o ano 2020" realizar "um estudo técnico e de viabilidade económica, que permita uma avaliação comparativa entre a extensão até Alcântara e a Linha Circular".
Por proposta do PCP também aprovada fica ainda fixada a prioridade de realizar "estudos técnicos e económicos necessários com vista à sua expansão prioritária para o Concelho de Loures".