"Grande parte" das urgências pediátricas em Lisboa "deverá manter-se aberta" à noite, diz direção do SNS
A direção executiva do Serviço Nacional de Saúde garante que a estratégia de reorganização dos serviços de urgência pediátrica em Lisboa será concluída na próxima semana.
Corpo do artigo
A direção executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS) esclareceu, esta sexta-feira, que a reorganização dos serviços de urgência pediátrica da região de Lisboa ainda está a ser "ultimada" e que a informação de que "passariam a funcionar apenas quatro urgências pediátricas em período noturno não corresponde ao plano que está a ser desenvolvido".
"A estratégia de reorganização dos Serviços de Urgência de Pediatria médica na Região de Lisboa e Vale do Tejo, que será concluída na próxima semana, após longas semanas de trabalho com os profissionais das várias instituições, deverá manter abertos no período noturno grande parte dos pontos da rede, visando assegurar a proximidade da população ao SNS", pode ler-se num comunicado enviado à TSF.
A plano de reorganização está a ser elaborado pela direção executiva do SNS em colaboração com as instituições hospitalares da Região, INEM, ARSLVT, Comissão Executiva para as Urgências Metropolitanas e Unidade Técnica Operacional dos Serviços de Urgência de Pediatria Médica.
"A DE-SNS tem a responsabilidade de coordenar a resposta assistencial do Serviço Nacional de Saúde (SNS), assegurando o seu funcionamento em rede, a melhoria contínua do acesso a cuidados de saúde, a participação dos utentes e o alinhamento da governação clínica e de saúde. Nesse sentido, o reforço do trabalho em rede entre as equipas das instituições hospitalares e dos cuidados de saúde primários, assim como o planeamento atempado, constitui a estratégia adequada para assegurar uma cultura de previsibilidade, segurança e confiança para as crianças e adolescentes, as suas famílias e os profissionais de saúde", acrescenta a direção executiva do SNS, sublinhando que a reorganização das respostas "está a ser analisada com a tranquilidade, ponderação e diálogo necessários, em matérias complexas e que afetam de forma profunda a vida das pessoas".
Esta sexta-feira, o semanário Expresso adiantou que a região de Lisboa deveria ficar sem oito urgências pediátricas durante a noite, aos fins de semana e feriados, e que, das 12 urgências pediátricas na Grande Lisboa, apenas quatro deverão funcionar sem constrangimentos.