A porta-voz da CP fez saber, esta terça-feira, dia de greve dos transportes, que ao início da manhã não havia «praticamente comboios a circular».
Corpo do artigo
Ana Portela deu conta de «apenas um comboio» que ligou a Azambuja a Santa Apolónia às 05:00 horas, sendo que o mesmo ainda fazia parte do «turno da noite».
Além disso, também está em curso o comboio Lusitânia, que liga Lisboa a Madrid e que está incluído nos serviços mínimos.
«Prevê-se que a situação seja idêntica durante todo o dia», disse, Ana Portela, acrescentando que «não há trabalhadores para garantir a realização de comboios».
A reportagem da TSF conferiu que não circula nenhum comboio na Estação de Campanhã, no Porto.
Até as 7:00 horas, foram canceladas 14 partidas e 12 chegadas, um número que deverá ir aumentando, porque as ligações que ainda não estão suprimidas não devem realizar-se.
Chegou a estar prevista a partida do Intercidades das 6:52 para Lisboa e venderam-se alguns bilhetes, mas a viagem foi subitamente suprimida, o que levou várias pessoas a reclamar na Estação de Campanhã.
Na estação de São Bento, não faltam comboios, mas estão todos parados. Esta manhã só houve duas ligações, pelo que as pessoas são aconselhadas a aguardar pacientemente.
Entre as 10:00 e as 16:00 horas são de prever complicações na circulação da frota da STCP, que tem serviços mínimos apenas em nove carreiras. Contudo, até às 09:00 não havia problemas a registar.
Trabalhadores das empresas públicas de transportes marcaram para esta terça-feira uma greve e vários plenários por causa das medidas de austeridade anunciadas pelo Governo.