Gripe das aves não afeta "preços de mercado" porque número de casos é "pequeno"

Igor Martins/Global Imagens (arquivo)
À TSF, o secretário-geral da Federação Portuguesa de Associações Avícolas, Pedro Ribeiro, explica que os centros de produção estão bem preparados para casos de surto e, por isso, não há impacto na ceia de Natal dos portugueses
Os surtos de gripe das aves este inverno estão a ser principalmente registados em aves selvagens. No caso das explorações comerciais, há poucos casos a registar e, por isso, não vão afetar o preço da carne e dos ovos.
Em declarações à TSF, o secretário-geral da Federação Portuguesa de Associações Avícolas, Pedro Ribeiro, explica que os centros de produção estão bem preparados para casos de surto e garante que a gripe das aves não vai ter impacto na ceia de Natal dos portugueses.
"Os preços de mercado não têm sido afetados. Não tem havido repercussões porque o número de casos é pequeno", explica.
Apesar de terem sido registados casos com maior expressão há alguns meses em patos e, mais recentemente, em perus, quando se compara com a percentagem da produção nacional, não existe "peso". O mesmo se passa com as poedeiras.
"Têm sido muito poucos os casos que se estão têm registado e, portanto, não são casos que tenham impacto e que vão influenciar o mercado português", reforça.
O secretário-geral da Federação Portuguesa de Associações Avícolas explica que os casos de gripe das aves registados são maioritariamente na região Centro do país, onde existe maior passagem de aves migratórias.
