Guimarães2012: Francisco José Viegas satisfeito com acordo entre Cristina Azevedo e Fundação
O secretário de Estado da Cultura congratulou-se, esta sexta-feira, com o acordo de rescisão entre Cristina Azevedo e o Conselho Geral da Fundação Capital Europeia da Cultura Guimarães 2012.
Corpo do artigo
De acordo com um comunicado do gabinete da Secretaria de Estado da Cultura (SEC), Francisco José Viegas manifestou «satisfação com o resultado alcançado e as decisões tomadas» esta sexta-feira numa reunião entre a presidente da Fundação e o Conselho Geral, em Guimarães.
«A Capital Europeia da Cultura inicia agora uma nova fase, para o sucesso da qual será determinante o trabalho até agora desenvolvido pela equipa liderada pela presidente da Fundação Cidade de Guimarães, Cristina Azevedo», avaliou o governante.
Nas últimas semanas, a Secretaria de Estado da Cultura desenvolveu vários contactos para mediar o conflito entre as partes envolvidas, nomeadamente através de reuniões com a presidente da Fundação Cidade de Guimarães, Cristina Azevedo, e com o presidente da Câmara de Guimarães, António Magalhães.
A SEC recordou ainda que Francisco José Viegas esteve «em contacto permanente» com o presidente do Conselho Geral da Capital Europeia da Cultura, Jorge Sampaio.
Esta sexta-feira, em reunião extraordinária do Conselho Geral da Fundação Cidade de Guimarães, a Fundação e Cristina Azevedo acordaram a rescisão do vínculo entre ambas as partes, deixando, assim, Cristina Azevedo de ser presidente da Fundação Cidade de Guimarães.