Há mais de três mil portugueses retidos no estrangeiro a receber apoio consular
Maioria dos portugueses que pediram ajuda para regressar a Portugal são estudantes de Erasmus.
Corpo do artigo
Há neste momento mais de três mil portugueses retidos no estrangeiro que estão a receber apoio consular para regressar a Portugal.
Segundo os números consultados esta manhã pela TSF no novo site do governo dedicado à Covid-19 está ser a acompanhada a situação de cidadãos nacionais espalhados por 42 países.
A grande maioria dos portugueses que estão temporariamente no estrangeiro e que pediram ajuda são estudantes de Erasmus - 2800 alunos em 32 países. Todos já foram contactados e estão a ser acompanhados pelo Governo para eventual apoio no regresso a Portugal.
11941963
O grupo mais expressivo é de Itália, onde foram contactados 420 estudantes. Desses, 260 já saíram, outros 30 mantêm o pedido de apoio.
Quanto a turistas, o maior número está no Peru, onde mais de 300 portugueses aguardam uma oportunidade para regressar a Portugal. O governo diz que está a prestar apoio consular a um grupo de 329 pessoas, embora o número esteja por confirmar.
Em Marrocos, os 70 portugueses que estavam à espera de poder regressar já voltaram a casa graças a quatro voos da TAP para o repatriamento, confirmou em declarações à TSF o ministro dos Negócios estrangeiros, Augusto Santos Silva.
Sobre a situação dos cerca de 30 turistas nas Filipinas que não tinham alternativas para o regresso o chefe da diplomacia portuguesa fiz que está resolvida, mas a informação que chega à TSF é que estes cidadão continham retidos.
TSF\audio\2020\03\noticias\19\augusto_santos_silva_ditero_9h
Na Mongólia, um grupo de 10 turistas e um guia de viagem português estão num hotel a aguardar voo de regresso devido à restrição de circulação de pessoas imposta pelo governo da Mongólia.
Na Argentina, entre 40 a 45 nacionais aguardam alternativas de regresso, mas Augusto Santos Silva garante que a situação está em vias de ficar resolvida.
Nas Maldivas, há seis portugueses em quarentena num resort.
No Chile, dois portugueses com mais de 70 anos estão também em quarentena num cruzeiro.
Já no Chipre, o governo presta apoio consular a cidadã em isolamento e o mesmo acontece como piloto português que teve contacto com um passageiro infetado na índia
Em Cabo Verde, duas portuguesas foram hospitalizadas na cidade de Praia. Manifestaram sintomas compatíveis com a Covid-19, os mas os testes deram negativo.
11952923
Os portugueses que precisem de ajuda para regressar a Portugal devem usar o e-mail (covid19@mne.pt) ou a linha telefónica (+351 217 929 755). Mas Augusto Santos Silva pede que este recurso só seja usado por pessoas com "dificuldades reais de deslocação".
Até agora, conta o ministro dos Negócios Estrangeiros à TSF, só um quarto das chamadas são de portugueses retidos no estrangeiro a precisar de ajuda consular, o grupo a que este apoio se destina.
"Ainda há quem ligue para esta linha a perguntar se podem ir de viagem de férias na Páscoa - não podem", alerta Augusto Santos Silva. E lembra: "por cada chamada inútil que recebemos é mais uma chamada de uma pessoa aflita que não podemos atender".
O Governo recomenda que não se façam viagens ao estrangeiro para além das estritamente necessárias e que sejam canceladas as todas as viagens não essenciais.
11952705