Há uma placa que protege 75 estabelecimentos da cidade do Porto da especulação
Rui Moreira entregou as placas que identificam as lojas integradas no programa Porto de Tradição. Ficam assim, diz a autarquia, com outra proteção relativamente a aspetos "mais liberais da lei das rendas".
Corpo do artigo
Ao todo, e por enquanto, são 75 os estabelecimentos que fazem parte da iniciativa que arrancou na tarde desta segunda-feira, com a entrega das placas por parte do presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira.
TSF\audio\2019\01\noticias\28\comercio
Da lista fazem parte estabelecimentos de vários ramos, de restaurantes a mercearias e barbearias. Alguns deles são espaços centenários que, devido à localização central, se podem transformar em vítimas da especulação imobiliária. Na cidade, é recente o caso da Cunha, que esteve perto de encerrar portas porque o dono do edifício onde está essa confeitaria, assim o pretendia.
Na Confeitaria do Bolhão, na Barbearia Tinoco e no Restaurante o Escondidinho, por onde passou esta segunda-feira a reportagem da TSF, não houve movimentações desse tipo, mas a entrada no Porto com Tradição coloca esses espaços mais longe desse desfecho.