Habitação a custos controlados em Faro: há mais de 700 candidatos para 90 apartamentos
O sorteio público será realizado no dia 28 de junho no teatro Municipal.
Corpo do artigo
A visita guiada é feita num apartamento T2 ainda em construção. "A cozinha está toda equipada, o chão é soalho flutuante", vai dizendo o promotor. Este é um dos 90 fogos construídos a custos controlados e que irão a sorteio numa cerimónia marcada para o Teatro das Figuras, em Faro.
No entanto há candidatos a mais para o número de casas em construção. "Candidataram-se 780 famílias e ficaram apuradas 734", revela o presidente da Câmara Municipal. Haverá vários sorteios, de acordo com o público a abranger: um será dirigido a pessoas com deficiência, outro a pessoas mais jovens, por exemplo. A empresa construtora espera ter metade destes apartamentos prontos até final do ano e os restantes no final do primeiro trimestre de 2024." Seria bom que algumas famílias já pudessem passar aqui o Natal", sugere o autarca.
TSF\audio\2023\06\noticias\21\maria_augusta_casaca_casas_em_faro
Estão a ser construídos T1, T2 e T3 com preços que vão desde os 100 mil até cerca de 200 mil euros. Preços " acessíveis", e possíveis apenas porque a câmara municipal de Faro era a dona do terreno e colocou-o à venda em hasta pública, por um preço mais baixo do que o praticado pelo mercado.
A autarquia explica que esse é o problema: a falta de terrenos para construir, tanto a custos controlados, como para habitação social. Faro é um concelho onde a população tem crescido, mas a habitação existente não tem acompanhado a procura."Faro nos últimos 5 anos, de acordo com os Censos, aumentou mais de mil fogos, mas a população cresceu 10% e esses fogos não deram resposta a essas 6 mil pessoas", sublinha Rogério Bacalhau.
Para fazer face à falta de habitação, a autarquia tem mais projetos em "carteira" nas zonas rurais do concelho para os próximos anos, em colaboração com o Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU).Na zona de Estoi está previsto um loteamento com mais 275 fogos a custos controlados, Nos Braciais (Patacão) mais 70 apartamentos a custos controlados e 132 para habitação social, que ficarão pertença do Município. Estão também já a ser construídos 49 fogos na freguesia do Montenegro para alojar os pescadores que ainda vivem na Praia de Faro.