O Ministério das Finanças informa que a Autoridade Tributária já ordenou o pagamento do apoio extraordinário a 2,5 milhões de pessoas.
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O Ministério das Finanças informou esta segunda-feira que não foi possível processar 320 mil pagamentos de apoios extraordinários, até ao momento, devido à introdução de um IBAN incorreto no Portal das Finanças.
Até agora, a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) "ordenou transferências a cerca de 2,5 milhões de pessoas relativamente ao apoio extraordinário ao rendimento das famílias", universo no qual se inserem "1,3 milhões de crianças e jovens dependentes".
"Do total de transferências ordenadas pela AT, cerca de 320 mil não foram processadas, uma vez que consta um IBAN inválido no Portal das Finanças. Isto significa que 87% das transferências ordenadas pela AT foram bem-sucedidas", anuncia o Ministério das Finanças em comunicado.
E explica: "A invalidade do IBAN do cadastro do Portal das Finanças pode decorrer de diversos fatores, designadamente quando os contribuintes tenham indicado um IBAN de uma conta da qual não sejam titulares, se tenham enganado a digitar um número ou tenham indicado no passado o IBAN de uma conta entretanto encerrada."
O ministério esclarece que o "IBAN que consta do cadastro poderá não coincidir, por opção do contribuinte, com o indicado para efeitos da declaração de IRS, pelo que os contribuintes que ainda não o fizeram deverão verificar e/ou atualizar o seu IBAN no cadastro do Portal das Finanças", o que poderá ser feito aqui. Mesmo assim, os contribuintes que "apenas indicam o IBAN para efeitos de IRS, é este que é considerado para efeitos do pagamento deste apoio extraordinário".
"A AT continuará a fazer sucessivas tentativas de transferência destes apoios extraordinários ao rendimento das famílias ao longo dos próximos seis meses", garante o Ministério das Finanças.
O Governo disponibilizou, em setembro, um conjunto de "perguntas e respostas" e a Autoridade Tributária publicou agora um "folheto informativo" com mais informações.