Já recebeu o apoio de 125 euros? Excesso de acessos provoca falha no Portal das Finanças
Contribuintes estão a tentar confirmar no site das Finanças se a transferência do apoio extraordinário já foi emitida.
Corpo do artigo
Muitas pessoas tentaram esta manhã aceder em simultâneo ao Portal das Finanças, provocando uma sobrecarga no sistema.
Isto no dia em que o apoio de 125 euros a titulares de rendimentos até 2.700 euros brutos mensais começa a ser pago pela Autoridade Tributária e Aduaneira, chegando neste primeiro dia de pagamento a 500 mil pessoas.
Através do site das Finanças é possível confirmar se a transferência do apoio extraordinário já foi emitida ou se ainda se "aguarda pagamento". Mas se até agora era possível obter esta informação facilmente, na última hora o excesso de acessos sobrecarregou o site.
"A funcionalidade a que tentou aceder está temporariamente indisponível. Pedimos desculpa pelo incómodo, seremos tão breves quanto possível", pode ler-se.
Em declarações à RTP, o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, admite dificuldades no acesso ao portal, algo que, diz, "é normal", até porque costuma suceder-se também durante as campanhas de IRS.
"Temos tido muitos acessos e quando o portal tem muitos acessos, naturalmente fica muito sobrecarregado e [os contribuintes] podem não aceder à primeira. Podem fazê-lo com tranquilidade durante o dia e aceder para ver o estado de situação", apela.
Quanto ao pagamento do apoio extraordinário aos rendimentos de 125 euros (titular principal) e de 50 euros (por dependente), pago a um ritmo de 500 mil por dia a partir desta quinta-feira, António Mendonça Mendes garante que está a "decorrer com a normalidade que estava prevista".
"Temos 500 mil pessoas que hoje têm essa transferência bancária já disponível. Aquilo que dizemos a todas as pessoas é que podem consultar no Portal das Finanças a sua situação, saber se tem direito a receber os 125 euros e em que estado é que está a sua transferência, se já foi executada ou não."
Também esta quinta-feira foram reportadas falhas nos serviços de homebanking, com o acesso a aplicações de vários bancos indisponível durante a manhã, mas nenhuma instituição bancária confirmou dever-se ao excesso de acessos.