Durante a madrugada de domingo para segunda, o lar da Senhora da Esperança teve que ser evacuado por causa dos incêndios. A TSF falou com uma presidente "exausta, cansada e triste".
Corpo do artigo
"Não imagina o que é viver esta situação. É muito doloroso". Isabel Dias não ganhou para o susto.
A evacuação do lar da Senhora da Esperança, conta a presidente, começou perto das 4.30 da manhã. Foi feita de forma tranquila, "sem alarido", com os idosos a estranharem "porque é que se estavam a levantar tão cedo". Foi-lhes explicado que o fogo andava perto e que iam ser retirados para "um sítio seguro".
Os 15 idosos foram transportados, juntamente com alguns moradores da zona, para a Santa Casa da Misericórdia de Águeda. O fogo ainda lambeu as imediações do lar. "Aquilo parecia um pandemónio. O fogo estava lá e dali a pouco já estava em minha casa e nas casas da imediação. Ardeu a casa onde tivemos o centro de dia. Vivemos aqui momentos muito difíceis. Agora estou para ir lá, mas até estou com medo", confessa Isabel Dias.
A presidente do lar diz que já lhe contaram que o fogo "partiu uma janela e destruiu uma caleira". Agora vai espreitar o resto e meter mão à obra para os idosos regressarem ao lar: "Vamos limpar aquilo e amanhã eles já podem ir para lá, se Deus quiser".
As horas estão a ser longas. Isabel está exausta. "Exausta, cansada e triste", acrescenta. E já só tem um desejo: "Dormir e não pensar mais nisto"