IL responde à saída de 25 membros: vários já não o eram e "entraram 200" nas últimas semanas
Direção liderada por Rui Rocha aponta que, do grupo de 25, um dos desfiliados já tinha saído "há mais de dois anos" e "boa parte" também já o fizera "há meses".
Corpo do artigo
A direção da Iniciativa Liberal garantiu esta quinta-feira que um dos 25 membros do partido que assinaram uma carta em que confessavam "profunda desilusão" e anunciavam a saída do partido já estava "desfiliado há mais de dois anos" e outra "boa parte" desse grupo já se desfiliara "há meses".
"Apenas nas duas últimas semanas entraram 200 novos membros na Iniciativa Liberal", revelou também a liderança do partido, que vê as entradas e saídas como "um processo normal".
17383222
O partido, defendem, "tem crescido consistentemente com aqueles que acreditam verdadeiramente no liberalismo como solução para criar um novo modelo de desenvolvimento para Portugal".
Esta quarta-feira, 25 membros do partido anunciaram a desfiliação numa carta a que a TSF teve acesso e em que revelaram "um clima de caciquismo agressivo e de perseguição e ofensas a quem pensa diferente" pela atual comissão executiva liderada por Rui Rocha.
Na missiva, os liberais desfiliados assumem também uma "profunda desilusão" e lamentam que o partido seja hoje "uma caricatura daquilo que em 2019 se propôs" e que se tenha transformado "em tudo aquilo de que padecem os partidos tradicionais".
"Ausência de democracia nos seus órgãos, na domesticação e apatia de muitos núcleos territoriais, desde logo através do seu Regulamento Geral, em propaganda interna nos canais do partido praticamente exclusiva aos dirigentes cimeiros da Comissão Executiva da IL", escreveram.