Em Monção, PS e PSD acabaram com quatro votos de diferença, devendo a verificação de votos na terça-feira acabar com as dúvidas sobre os votos nulos que se registaram. Em Mogadouro, os votos serão recontados na terça-feira.
Corpo do artigo
Ainda não se sabe ao certo quem vão ser os novos autarcas de Monção e de Mogadouro, uma vez que a primeira contagem que foi feita nos dois concelhos acabou com diferenças muito curtos.
Em Monção, ainda nenhum dos candidatos reclamou vitória dado que a primeira contagem deu uma vantagem de apenas quatro votos ao PS em relação ao PSD.
Em declarações à agência Lusa, o candidato socialista explicou que «oficiosamente estamos à frente, com quatro votos, e penso que a tendência, com a verificação dos votos, nomeadamente dos nulos, será de aumentar a distância».
«Mas vamos aguardar com calma, sem precipitação, não vá o diabo tecê-las», acrescentou António Domingues, cuja lista terá recolhido 4743 votos, correspondentes a 37,96 por cento dos votos.
Por seu lado, o candidato social-democrata António Barbosa reconheceu que os «primeiros dados apontavam para uma diferença de quatro votos, mas afinal, três desses já são nulos», daí que «nesta altura, não há certeza de nada».
Até ao momento, nenhuma das candidaturas pediu a recontagem dos votos, pelo que na terça-feira terá lugar a apenas verificação dos votos, nomeadamente das dúvidas em relação aos que foram declarados nulos.
Em Mogadouro, segundo fonte partidária contactada pela agência Lusa, irá ocorrer uma recontagem de votos, isto depois de a primeira contagem ter dado a vitória a Francisco Guimarães, candidato do PS, por 10 votos.
Na noite das eleições, o candidato do PSD, António Pimentel, anunciou que ia solicitar a recontagem dos votos, quando se falava que o PS tinha ganho pela diferença de um voto.