Instagrammers, muito ligados à internet e com queda para séries: um perfil dos jovens portugueses
Sondagem Aximage para a TSF, DN e JN revela que jovens ocupam tempos livres a ver filmes e séries e que vão à internet várias vezes ao dia em lazer. Nas redes sociais - que usam muito - os jovens preferem esmagadoramente o Instagram. Passear com amigos e família é opção de lazer apenas para 2% dos inquiridos.
Corpo do artigo
Que a tecnologia mudou a vida da população ninguém tem dúvida e, quando o holofote está nos mais jovens, mais ainda: a esmagadora maioria dos inquiridos no estudo da Aximage para a TSF, DN e JN mostra um jovem online várias vezes ao dia, a usar redes sociais para lazer e ouvir música, usando sobretudo o Instagram.
A rede social de partilha de fotografias é mesmo aquela que os jovens mais usam, com 80% dos inquiridos a admiti-lo, seguida pelo Whatsapp, com 68%, e depois o YouTube, muito mais abaixo com 38%. O Twitter - que é aquela rede social que muitas vezes chega ao palco mediático - é utilizado por apenas 13% dos inquiridos neste estudo que mostra que a grande maioria dos jovens começaram a ter acesso à internet na faixa dos 10 aos 14 anos.
E as redes sociais estão também no topo das atividades em lazer dos jovens na internet, com 75% a assinalar esta opção, seguindo 51% para ouvir música e o streaming a ocupar 46% das opções.
Destaque para as notícias e a informação que ficam bem mais abaixo na tabela, com 38% dos jovens a admitir que usam a internet com esse propósito. Claro que primeiro é preciso notar que 88% dos inquiridos admitem ficar online várias vezes por dia por motivos de lazer.
Passear com amigos e família? Nem por isso...
Mas e offline quais são as escolhas dos jovens portugueses auscultados neste estudo? Passear com amigos e família não é uma opção para praticamente ninguém: apenas 2% dos inquiridos assinalaram que o fazem. No topo, 60% dos inquiridos diz que ocupa os tempos livres a ver filmes e séries, quase metade escolhem também a prática de desporto e viajar.
Bem abaixo ficam atividades como a leitura (27%) ou idas ao teatro (4%).
No perfil do jovem português traçado aqui pela Aximage nota também para o facto de três quartos dos jovens não terem feito nenhum intercâmbio como o programa Erasmus.
Já sobre práticas amigas do ambiente, 65% asseguram fazer reciclagem de resíduos e mais de um terço também admitem comprar menos roupas e acessórios, bem como usar transportes públicos e/ou utilizar bicicleta. A fatia dos jovens inquiridos que dizem não ter qualquer prática amiga do ambiente fica nos 6%.
Ficha Técnica
A sondagem foi realizada pela Aximage para a TSF, DN e JN, com o objetivo de avaliar a opinião dos jovens em Portugal abordando temas da atualidade nacional política, económica e social.
O trabalho de campo decorreu entre os dias 11 e 14 de julho de 2023. Foram recolhidas 803 entrevistas de residentes em Portugal entre os 18 e os 34 anos. Foi feita uma amostragem por quotas, com sexo e região, a partir do universo conhecido, reequilibrada por sexo e região.
À amostra de 803 entrevistas corresponde um grau de confiança de 95% com uma margem de erro de 3,5%. A responsabilidade do estudo é da Aximage Comunicação e Imagem Lda., sob a direção técnica de Ana Carla Basílio.