Já se sabe que aulas vão passar na telescola. Consulte aqui toda a programação
Aulas através da televisão arrancam dia 20 de abril.
Corpo do artigo
Já é conhecida a grelha de programação das aulas transmitidas a partir do dia 20 de abril, na RTP Memória, para alunos do primeiro, segundo e terceiro ciclo.
As atividades letivas do espaço #EstudoEmCasa decorrerão de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 17h50 por blocos de 30 minutos indicados para alunos de dois anos de escolaridade.
O dia começa com aulas para o primeiro e segundo anos e assim sucessivamente, até chegar ao nono ano, ao fim da tarde. A exceção são as aulas de educação artística, que se destinam a menores de todos os níveis de escolaridade.
A programação vai incluir disciplinas como Educação Física, Literatura, Alemão, Francês e Espanhol até 30 minutos diários de iniciação ao Português para falantes não-nativos. Já os alunos 1.º ciclo vão ter trinta minutos semanais de leitura e para os 5.º e 6.º vai haver "oficina de escrita".
Paralelamente, está previsto um conjunto de atividade de apoio para as crianças do pré-escolar na RTP 2.
Esta nova telescola poderá ser vista no canal RTP Memória - no canal 7 da TDT, canal 18 na NOS, canal 100 da MEO ou canal 17 da Vodafone.
12050841
O Ministro da Educação já defendeu que as aulas através da televisão devem ser um "complemento" às práticas de ensino à distância adotadas pelas escolas desde que os estabelecimentos de ensino foram encerrados.
Em entrevista à RTP esta semana, Tiago Brandão Rodrigues explicou que o objetivo da telescola é, sobretudo, chegar aos alunos sem acesso à internet e que a iniciativa não substitui o ensino à distância.
12031013
Governo decidiu manter a suspensão das aulas presenciais durante o terceiro período que, para a maioria dos alunos do ensino básico e secundário, começa na próxima segunda-feira. O ano letivo poderá estender-se até 26 de junho.
A decisão foi anunciada esta quinta-feira, depois de António Costa ouvir durante dois dias especialistas, representantes da comunidade escolar, partidos, sindicatos e os órgãos consultivos do Ministério da Educação.
12032898
O primeiro-ministro anunciou ainda que no ensino básico, a avaliação será feita pelos professores, sem provas de aferição e exames do 9.º ano. O regime especial de apoio às famílias com filhos menores de 12 anos será mantido.
Ainda não está definido "quando ou se" se iniciarão as aulas presenciais para os 11.º e 12.º anos, sendo que, quando retomadas, as aulas presenciais só serão lecionadas para as 22 disciplinas com exame específico de acesso ao Ensino Superior.
12030280